Conheça mais sobre a Associação Ecos de Esperança do Cariri
Sobre a Ecos
Nós, da associação Ecos de Esperança do Cariri, acreditamos no poder transformador da educação.
Desde agosto de 2012, a Ecos de Esperança, uma organização sem fins lucrativos, vem promovendo importantes transformações na área da infância e da adolescência na região do bairro Alto da Penha, localizado na cidade de Crato-CE.
Apesar do forte processo de inclusão de crianças e adolescentes nos últimos anos, executado por meio de políticas públicas no Nordeste, uma significativa parcela da população continua excluída.
Por isso, A Ecos de Esperança concentra seus esforços nas crianças e jovens mais excluídos, famílias vulneráveis e vítimas de situações de risco.
Nosso foco é no desenvolvimento e promoção de ações que fomentem a oportunidade de educação qualificada para essas pessoas, um direito fundamental de todo brasileiro.

Seja um doador. Ajude nessa causa!
Como atuamos
A Ecos de Esperança do Cariri atua com público de 200 atendimentos diretos e 500 atendimentos indiretos, com oficinas (Teatro, Artes, Coral, Violão, Capoeira, Educação Socioambiental, Brinquedoteca, Dança e Recreação), atendimento psicológico e de assistência social. Atuamos em parceria com a Escola Pastoral do Menor-E.E.I.E.F, credenciada para ministrar a Educação Básica nos níveis: Educação Infantil (creche e pré-escola), para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, e Ensino Fundamental I, para crianças de 6 a 8 anos. Atualmente, a Escola tem 368 alunos.
É no espaço físico da Pastoral do Menor que oferecemos uma gama de atividades para atender, além das crianças que cursam a escola, crianças da região entre 6 e 10 anos e adolescentes entre 10 e 19 anos. Somando todo esse público, a atuação da Ecos impacta direta e indiretamente a vida de cerca de 500 pessoas, tendo como objetivo duplicar o número de atendimentos até 2025.
Além da educação, nosso programa combina ações na área da saúde mental, oferecendo atendimento e acompanhamento psicológico para esse público e seus familiares, além de acompanhamento de alunos e familiares por meio de assistente social.
Em 2022, iniciamos um projeto que oferece cursos profissionalizantes aos pais das crianças atendidas pela instituição, com foco em capacitá-los para mais oportunidades no mercado de trabalho.
A Associação realiza ainda parcerias com o CRASS e a Secretaria de Assistência Social do município, para a realização de cursos ministrados pelo SENAC.
Nossos colaboradores
Pessoas empenhadas em mudar a vida dessas crianças
Linha do tempo
Primeira visita do grupo de seminaristas para a criação de um núcleo inicial da Pastoral do Menor no Alto da Penha
Fundada a sede diocesana da Pamen
Primeira ação do dia das crianças, com crianças do bairro Alto da Penha
Amostra de Arte e Cultura e Natal das Famílias do Bairro Alto da Penha
Início das atividades dominicais para as crianças do bairro
Ampliação das atividades, com brinquedoteca, grupo de artes e flauta
início das atividades escolares como anexo da Escola Gonzaga Mota. Em agosto deste mesmo ano, reconhecimento e credenciamento do (CME) Conselho Municipal de Educação para o ato de criação do Centro de Educação Infantil Pastoral do Menor, com atendimento aos seguintes segmentos: Infantil II, III, IV e V e Fundamental I.
Fundação da Associação Ecos de Esperança do Cariri, inscrita no CNPJ: 30.012.367/0001-96, e pela lei municipal n/ 1.563/94, certifica a entidade nos conselhos C.M.A.S (inscrição Nº 16, desde 29/01/2019) e CMDCA (inscrição Nº 38, desde 06/09/2018), desenvolvendo as seguintes atividades: Brinquedoteca, Aula de Música, Capoeira, Teatro, Artes Cênicas e Recreação.
Ampliação da escola para fundamental I e autorização para funcionamento da escola em tempo integral. Com a nova nomenclatura determinada pelo decreto nº 2706001/2019-GP, com data de 27/06/2019, o nome da escola foi alterado para Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Pastoral do Menor - E.E.I.E.F.TI,
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Pastoral do Menor - E.E.I.E.F. TI soma um quantitativo de 372 alunos, e a Associação Ecos de Esperança do Cariri um total de 200 Alunos, desenvolvendo as seguintes oficinas: Arte, Brinquedoteca, Teatro, Coral, Capoeira, Flauta, Recreação, Socioambiental, Dança, Violão, Oficina para Idosos e Formação de Cursos para as Famílias. Os atendimentos são realizados por profissionais de psicologia e assistência social. A instituição atualmente realiza cerca de 600 atendimentos diários, de segunda a sexta. Aos sábados, oferece atendimentos psicológicos para familiares, alunos, alunos laudados e em processo. A Associação Ecos do Cariri funciona hoje com apoio da empresa Crediativos (pertencente à MGC Holding).