EnglishPortuguese

Conheça mais sobre a Associação Ecos de Esperança do Cariri

Sobre a Ecos

Nós, da associação Ecos de Esperança do Cariri, acreditamos no poder transformador da educação.

Desde agosto de 2012, a Ecos de Esperança, uma organização sem fins lucrativos, vem promovendo importantes transformações na área da infância e da adolescência na região do bairro Alto da Penha, localizado na cidade de Crato-CE.

Apesar do forte processo de inclusão de crianças e adolescentes nos últimos anos, executado por meio de políticas públicas no Nordeste, uma significativa parcela da população continua excluída.

Por isso, A Ecos de Esperança concentra seus esforços nas crianças e jovens mais excluídos, famílias vulneráveis e vítimas de situações de risco.

Nosso foco é no desenvolvimento e promoção de ações que fomentem a oportunidade de educação qualificada para essas pessoas, um direito fundamental de todo brasileiro.

Seja um doador. Ajude nessa causa!

Como atuamos

A Ecos de Esperança do Cariri atua com público de 200 atendimentos diretos e 500 atendimentos indiretos, com oficinas (Teatro, Artes, Coral, Violão, Capoeira, Educação Socioambiental, Brinquedoteca, Dança e Recreação), atendimento psicológico e de assistência social. Atuamos em parceria com a Escola Pastoral do Menor-E.E.I.E.F, credenciada para ministrar a Educação Básica nos níveis: Educação Infantil (creche e pré-escola), para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, e Ensino Fundamental I, para crianças de 6 a 8 anos. Atualmente, a Escola tem 368 alunos.

É no espaço físico da Pastoral do Menor que oferecemos uma gama de atividades para atender, além das crianças que cursam a escola, crianças da região entre 6 e 10 anos e adolescentes entre 10 e 19 anos. Somando todo esse público, a atuação da Ecos impacta direta e indiretamente a vida de cerca de 500 pessoas, tendo como objetivo duplicar o número de atendimentos até 2025.

Além da educação, nosso programa combina ações na área da saúde mental, oferecendo atendimento e acompanhamento psicológico para esse público e seus familiares, além de acompanhamento de alunos e familiares por meio de assistente social.

Em 2022, iniciamos um projeto que oferece cursos profissionalizantes aos pais das crianças atendidas pela instituição, com foco em capacitá-los para mais oportunidades no mercado de trabalho.

A Associação realiza ainda parcerias com o CRASS e a Secretaria de Assistência Social do município, para a realização de cursos ministrados pelo SENAC.

Linha do tempo

2009
Criação da Pastoral do Menor

Primeira visita do grupo de seminaristas para a criação de um núcleo inicial da Pastoral do Menor no Alto da Penha

2009
Pamen

Fundada a sede diocesana da Pamen

2009
Ação do dia da crianças

Primeira ação do dia das crianças, com crianças do bairro Alto da Penha

2009
Amostra de Arte e Cultura

Amostra de Arte e Cultura e Natal das Famílias do Bairro Alto da Penha

2010
Atividades dominicais

Início das atividades dominicais para as crianças do bairro

2011 e 2012
Ampliação das atividades

Ampliação das atividades, com brinquedoteca, grupo de artes e flauta

2013
Criação da Área Pastoral - Santa Terezinha

início das atividades escolares como anexo da Escola Gonzaga Mota. Em agosto deste mesmo ano, reconhecimento e credenciamento do (CME) Conselho Municipal de Educação para o ato de criação do Centro de Educação Infantil Pastoral do Menor, com atendimento aos seguintes segmentos: Infantil II, III, IV e V e Fundamental I.

2018
Fundação da Ecos de Esperança

Fundação da Associação Ecos de Esperança do Cariri, inscrita no CNPJ: 30.012.367/0001-96, e pela lei municipal n/ 1.563/94, certifica a entidade nos conselhos C.M.A.S (inscrição Nº 16, desde 29/01/2019) e CMDCA (inscrição Nº 38, desde 06/09/2018), desenvolvendo as seguintes atividades: Brinquedoteca, Aula de Música, Capoeira, Teatro, Artes Cênicas e Recreação.

2019
Ampliação da Escola

Ampliação da escola para fundamental I e autorização para funcionamento da escola em tempo integral. Com a nova nomenclatura determinada pelo decreto nº 2706001/2019-GP, com data de 27/06/2019, o nome da escola foi alterado para Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Pastoral do Menor - E.E.I.E.F.TI,

2022
Crescimento da Ecos

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I Pastoral do Menor - E.E.I.E.F. TI soma um quantitativo de 372 alunos, e a Associação Ecos de Esperança do Cariri um total de 200 Alunos, desenvolvendo as seguintes oficinas: Arte, Brinquedoteca, Teatro, Coral, Capoeira, Flauta, Recreação, Socioambiental, Dança, Violão, Oficina para Idosos e Formação de Cursos para as Famílias. Os atendimentos são realizados por profissionais de psicologia e assistência social. A instituição atualmente realiza cerca de 600 atendimentos diários, de segunda a sexta. Aos sábados, oferece atendimentos psicológicos para familiares, alunos, alunos laudados e em processo. A Associação Ecos do Cariri funciona hoje com apoio da empresa Crediativos (pertencente à MGC Holding).

Apoiadores

Claudeny

Claudeny Custódio Ribeiro

Coordenadora de Edução Infantil e Administrativo
 

Coordenadora da educação infantil e da parte adminstrativa e RH geral da instituição, e colaboradora da associação Ecos de Esperança do Cariri. Atua na instituição ha de 10 anos, foi colaboradora na criação da escola de educação infantil e ensino fundamental I pastoral do menor-E.E.I.F.E- como também fez parte da criação da associação Ecos de Esperança do Cariri. Formada em pedagogia e letras, com especialização em língua portuguesa e arte/educação. Membra do conselho fiscal da Associação Ecos do Cariri na função de tesoureira, e membra do conselho escolar da escola pastoral do menor-E.E.I.E.F. Foi vice-presintedente do CMDCA (conselho municipal da criança e do adolescente) e conselheira do CMAS (conselho municipal da assistençia social. Atua como conselheira e representante da instituição junto aos conselhos. Foi coordenadora das atividades do contra turno da pastoral do menor e tambem coordenadora geral da Ecos de Esperança do Cariri da data de sua criação até março do presente ano.

Cristiano

Cristiano Meira Leitão

Assesor Administrativo
 

Profissional com atuação em Organizações Não Governamentais há mais de 17 anos, formado em Direito e Serviço Social, desenvolveu trabalhos ligados a associativismo e gestão de Associações, na Ecos, busca fomentar práticas que possibilitem transformações sociais para pessoas de diferentes contextos e vulnerabilidades.

Gabriella

Gabriella Bitu

Assistente Social
 

É Assistente Social com pós-graduação em Saúde Pública e Auditoria em Saúde. Experiência no atendimento em programas sociais, comunidades em estado de vulnerabilidade, na orientação de indivíduos e famílias. Atuando na triagem e realizando a aplicação de instrumentos que possibilitem novas análises sobre o direcionamento de políticas de ação junto ao público atendido na Associação Ecos de Esperança do Cariri – ECOS.

Jaina

Jaina Ferreira

Auxiliar Administrativo
 

Acadêmica em Téc. de Enfermagem pela Unidade de Ensino Profissional (Unipro). Experiência na área administrativa desde 2018, atuando em escritório de advocacia e consultório médico. O desenvolvimento das atividades do setor administrativo e outros conhecimentos acadêmicos, durante o percurso profissional, corroborou para o trabalho que hora exerço na Associação Ecos de Esperanças. Entretanto, de forma mais humanizada.

Lavínia

Lavínia Batista

Psicóloga
 

Lavínia Batista, é psicóloga formada pela UNILEÃO, mestranda em Saúde da Mulher e da Criança pela UFC, com área de pesquisa em desenvolvimento infantil. É também pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Faculdade de Ciências da Bahia. Sua área de atuação é direcionada para o atendimento de crianças atípicas.

Lúcia

Lúcia Bezerra

Coordenadora Pedagógica
 

Trabalhou como coordenadora Geral no Projeto ABC – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, no Bairro Alto da Penha, instituição voltada para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social de 1998 – 2000. Advogada, com 12 anos de experiência, militando na área de direito previdenciário e cível. Com pós graduação e especialização em Direito previdenciário. Trouxe para a Associação Ecos de esperança do Cariri Essas experiências profissionais, voltadas sempre para um público carente e seus problemas sociais, desenvolvendo projetos pedagógicos que envolvem tanto os usuários, ou seja, as crianças e adolescentes, como suas famílias, tudo isso aliados ao fato de fazer parte da comunidade onde o projeto está inserido e ser conhecedora, além de de conviver, com seus problemas sociais e a vulnerabilidade característicos do público que atendemos.

Atuar junto ao projeto Ecos de Esperança do Cariri é um presente feliz, ao qual dedico todo esforço, conhecimento e aprendizado no sentido de ser útil a está Instituição Educacional.

Marcia

Márcia Jaguaribe Rodrigues

Coordenadora Pedagógica
 

Coordenadora Pedagógica do Ensino fundamental da Escola Pastoral do Menor e colaboradora da Associação Ecos de Esperança do Cariri, licenciatura em Letras- URCA, concluindo psicopedagogia institucional pela FIP. Possui vários cursos na área de alfabetização e contação de histórias. Foi bolsista durante três anos consecutivos como formadora regional do Programa Maispaic do governo do estado do Ceará no ciclo de alfabetização(SEDUC). Possui experiência de regência em sala de aula do Infantil ao curso pré-universitário, a mais de 20 anos. Atuou como alfabetizadora de jovens e adultos pela pastoral da criança na Diocese de Crato como também coordenadora diocesana de catequese.

Susana

Susana Fonsêca de Sousa

Colaboradora
 

Colaboradora da Ecos de Esperança, formada em pedagogia pela universidade regional do Caririr – URCA, e pós graduada em educação infantil e ensino fundamental. Atua na área da educação desde 2018, e no momento como apoio pedagógico na pastoral do menor.